OBRA
Instalação proposta para o canteiro de grama localizado entre o jardim de esculturas do MAC/USP e a reitoria da universidade. O trabalho foi realizado por uma equipe de alunos do departamento de artes plásticas e consistia em interditar o canteiro com a sinalização usada nas vias públicas para obras de rua: cercas de plástico laranja e baldes vermelhos iluminados à noite.
Na época da execução do trabalho, São Paulo estava inteira tomada por obras públicas e a população, muito familiarizada com este índice. Existe um desejo nesse trabalho de mimetizar essa imagem que estava espalhada por diversos pontos da cidade e trazê-la para outro contexto.
A ideia parte de uma vontade de provocar os transeuntes e também as instituições entre as quais o trabalho se insere, no sentido de que não se trata de uma obra pública, não há nada em obras, é simplesmente um canteiro de grama. Também a suposta obra passa a estabelecer uma relação com as outras “obras” do jardim de escultura do museu, criando uma outra dimensão para si: não a de obra de trânsito, mas sim de obra de arte.
Depois de montado, demorou 10 dias para que a diretoria do MAC e a Prefeitura Universitária se dessem conta do trabalho e tomassem alguma providência.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() |