O HOMOEROTISMO NO MODERNISMO BRASILEIRO
Realizado por Victor Brecheret , o Monumento às Bandeiras é um cartão postal da cidade de São Paulo, tanto pela simbologia em torno dos bandeirantes, quanto pelo que representa no movimento modernista brasileiro. O trabalho de intervenção no monumento consistiu na instalação de gelatinas (filtros) cor-de-rosa nos refletores que iluminam o mesmo. Uma ação preliminar aconteceu nos três dias que antecederam a intervenção: foram distribuídos, nos semáforos de transito situados em torno do local, panfletos impressos em papel cor-de-rosa que continham uma colagem de imagens do monumento, a data de realização e o título do trabalho - O homoerotismo no modernismo brasileiro. Foram desenvolvidas caixinhas-traquitanas com as gelatinas, estas podiam ser dobradas e guardadas em sacolas e eram simplesmente encaixadas nos refletores , o que facilitou muito a colocação do trabalho.
Dentre diversos pontos de interesse que o monumento possui, um deles é sua localização estratégica em um bairro nobre da cidade; entre a Assembleia Legislativa, a Academia Militar do Exército e o Parque do Ibirapuera. Optei por montar o trabalho em um domingo , dia em que há bastante movimento no local devido ao grande número de pessoas que frequentam o parque e seus museus. O horário escolhido foi o crepúsculo e logo que se fez noite o monumento estava tingindo por um rosa profundo encarnado em sua materialidade.
A obra de Brecheret é uma ode aos bandeirantes , os coloca como heróis da nação. A possibilidade de subverter a relação das pessoas com o monumento criando uma atmosfera erótica foi uma maneira de abordar com ironia o contexto no qual a escultura se insere. A intenção dos panfletos foi a de divulgar e ir criando um imaginário do trabalho entre os transeuntes do local antes que a instalação fosse realizada.
Os filtros permaneceram por mais ou menos 52 horas sem alterações e foi a chuva que foi lavando e retirando aos poucos as gelatinas , que ficaram capengando por lá mais alguns dias.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() |